Ter Capacidade de Análise

Análise

Analisar é ver o detalhe e encontrar soluções, seja com base em números ou em percepções.


A capacidade de análise está atrelada a nossa capacidade de enxergar o mundo com outros olhos. A verdade é que vivemos em dois mundos, um das ideias e outro da realidade. Nossa mente é capaz de lidar com estas duas realidades e uma modifica radicalmente a outra. Pense bem, tudo que existe nas nossas vidas modernas é fruto de ideias. Nós criamos a humanidade como ele é hoje, criamos países, direitos, religiões, computadores, internet, a forma como nos organizamos como sociedade… e nada disso existiria se não existissem as ideias.

Mas, o que isso tem haver comigo? Bom, a chave para compreender o mundo e saber se suas ideias são boas é testa-las na realidade! E os números são a nossa ligação com a realidade. Os números são a ponte para entendermos se nossas ideias geram frutos na no “mundo real”.

Pense no empreendedor que começa uma empresa. Como ele sabe se está tendo sucesso? Ele não mede a quantidade de clientes? O valor vendido? O custo com os produtos? Os impostos pagos? Seu lucro? Não adianta ter a ideia do sucesso se ela não está atrelada à comprovação numérica.

Existem 5 passos para você se tornar um analista, uma pessoa capaz de conectar as ideias à realidade, são eles:

  1. Entender como a nossa mente funciona e quebrar o processo automático;
  2. Entender por que os números são melhores;
  3. Entender o que é informação e como desenvolver a capacidade de análise;
  4. Estruturar a informação para facilitar a tomada de decisão;
  5. Incorporar a cultura da tomada de decisão com base em dados.

Nenhum destes passos exige que você saiba ou entenda de matemática, também não exige conhecimento prévio em qualquer tecnologia. Ficou curioso? Então inscreva-se na nossa página abaixo e receba gratuitamente o conteúdo VIP do Movimento Pró-Futuro!

No vídeo abaixo o jornalista Kenneth Cukier explica a revolução por trás do Big-Data, fenômeno que deve ser compreendido por todos os profissionais do futuro.

(o vídeo possui legenda em português, procure “subtitles”)