Vamos falar sobre o Futuro do Trabalho?

Quem é você e o que te torna especial? Quais as mudanças que ocorreram no seu trabalho nos últimos 5 anos? O que você pensa sobre o futuro?


Oi, tudo bom? Meu nome é Marcelo Freitas Chamarelli, sou empresário, empreendedor, dono da consultoria Stone Intelligence, em Brasília, idealizador e fundador do Movimento Pró-Futuro e tenho duas perguntas para te fazer:

Você já pensou no futuro do trabalho? E como você está inserido nesse contexto?

Na minha jornada profissional já desenvolvi projetos para vários segmentos diferentes, tais como automobilístico, alimentício, telefonia móvel, seguradora, banco, beleza, agências governamentais, dentre outros. Em todos estes ambientes observei que existem características ímpares que diferenciam certos profissionais e empresas, tornando-os mais competitivos e sustentáveis. Uma delas, quiçá a mais importante, é estar antenado às mudanças e inovações do mercado.

As mudanças na forma como nos relacionamos com o nosso trabalho já estão ocorrendo, basta você olhar ao seu redor para perceber como o mercado de trabalho mudou drasticamente nos últimos 5 a 10 anos. E essas mudanças ocorrerão cada vez mais rápido e de forma significativa. Porém não precisa se assustar, pois o futuro do trabalho será algo fantástico! O ser humano finalmente será livre do trabalho e poderá se explorar e buscar a felicidade como nunca foi possível na história de sua existência. Poderá ter mais foco no seu talento, paixão e habilidade.

Mas como monitorar isso? Como se preparar?

Para ajudar a responder essas perguntas eu criei o Movimento Pró-Futuro.

O Movimento Pró-Futuro é um movimento de transformação, onde poderemos crescer juntos e desenvolver as competências-chave para estar atualizado, se tornar um profissional à frente do seu tempo e alcançar o sucesso e satisfação profissional. O profissional do Futuro deve possuir 6 competências:

  1. Ser Antenado, Curioso e autodidata: Ser curioso, querer entender o mundo, ser antenado naquilo que gera valor, não deixar de fazer perguntas sobre tudo que estiver envolvido. Buscar relacionar diversas áreas de conhecimento. Ter interesse em conhecer outras pessoas e a si mesmo. Ser autodidata é ter fome e saber se alimentar direito.
  2. Ter Visão Holística: Ser um Thundercat, ter visão além do alcance. Enxergar o mundo e perceber as relações entre governo, economia, cultura, inovações, concorrência, mudanças no cenário tecnológico, possibilitando ao profissional se perceber dentro de um contexto.
  3. Ter Facilidade com tecnologia: Saber usar e ter interesse em trabalhar com diversos recursos tecnológicos. A tecnologia deixa o nosso trabalho mais simples e abre infinitas possibilidades.
  4. Ser Gestor de Soluções: Administração é o estudo sobre o desempenho humano em prol de suas ideias e sonhos. Entender de administração e gostar de modelos novos de gestão possibilita ao profissional do futuro entender melhor sobre seu negócio ou organização onde trabalha.
  5. Ter Capacidade de Análise: Analisar é ver o detalhe e encontrar soluções, seja com base em números ou em percepções. Capacidade de testar as ideias no mundo real por meio do uso das informações. Perceber o verdadeiro valor dos números.
  6. “Ser preguiçoso 2.0”: Sempre procurar uma forma de deixar o próprio trabalho mais fácil de executar e, de preferência, automático, para poder focar nas atividades que geram valor e não naquelas que se repetem. Gastar energia na realização daquilo que realmente gera valor e lhe dá prazer.

Quero promover estas características em você e no seu negócio por meio do Movimento Pró-Futuro. Venha comigo, entre nesta jornada e descubra como pensar fora da caixa e se reinventar para alcançar a alta performance profissional e estar preparado para o Futuro do Trabalho.

Preencha abaixo o seu e-mail e entre em contato com dicas, sacadas e um conteúdo que criamos com muito carinho para você. Comece a sua transformação!

“Fique ligado, fique antenado. Você é um Profissional do Futuro”.