Ser Preguiçoso

brst-thing-on-a-lazy-saturday-77986722415

Sempre procurar uma forma de deixar o próprio trabalho mais fácil de executar e, de preferência, automático, para poder focar nas coisas que geram valor e não naquelas que se repetem.


Quando falamos em “Ser Preguiçoso” não estamos falando de se não fazer nada, pelo contrário! Estamos falando de um modelo mental que favorece a busca incansável da atividade que irá gerar o maior valor possível. Isto quer dizer que você é inconformado com atividade repetitivas, se incomoda se não entender o motivo do que você faz, se seu esforço não é recompensado e valorizado com base nas suas ambições.

Eu sempre fui assim em todos os meus trabalhos e na minha empresa. Eu gosto de gastar tempo descobrindo como eu vou deixar as minhas atividades cada vez mais rápidas e eficazes. Faço isso explorando tecnologia e buscando aprender o que outros já fizeram no meu lugar. Faço isso também entendendo o motivo das minhas atividades, sendo curioso para entender a visão por trás do negócio e como eu me encaixo no processo.

O Profissional do Futuro deve investir tempo nestas atividades, para poder usufruir mais daquilo que é a moeda que nos coloca no mesmo patamar que qualquer pessoa bem sucedida, o tempo. Este recurso tão precioso é desperdiçado com atividades repetitivas e sem sentido, em reuniões onde nenhuma decisão é tomada. Diversas vezes gastamos mais tempo com atividades que nos deixam ocupados, mas pouco produtivas.

Para ser um preguiçoso do futuro, o profissional deve:

  1. Compreender como seus objetivos pessoais estão atrelados aos seus objetivos profissionais;
  2. Conhecer qual é o valor da atividade que está sendo executada. Tudo consome tempo e tempo é o recurso mais valioso que possuímos;
  3. Saber dizer não.

Estes 3 passos mudam a vida, por que dão clareza para o profissional do que ele quer e o que ele não quer. Isto é fundamental para o investimento do tempo.

Para saber mais sobre estes passos, inscreva-se na nossa página abaixo e receba gratuitamente o conteúdo VIP do Movimento Pró-Futuro!

Neste vídeo, o designer Stefan Sagmeister explica como ele consegue tirar um ano sabático a cada 7 anos de trabalho e como isso mudou radicalmente o valor do seu trabalho.