Episódio #039 – Colonizadores do Futuro – Jacques Barcia

episodio-039-2


iTunes: Movimento Pró-Futuro

Passei um daqueles finais de semana que marcam a sua vida, recentemente, em Porto Alegre. Fui convidado para ser um dos palestrantes no evento “Day After Tomorrow”, organizado pelo pessoal da Aerolito/Perestroika. A ideia do evento era reunir o pessoal que fez o curso de futurismo “Friends of Tomorrow” para palestrar e apresentar o formato de um novo projeto desta turma, o Tomorrow X.

O que aconteceu foi uma reunião de malucos de todo o Brasil para falar de seus projetos e visões de futuro. Um encontro de gente que vê o mundo com uma sensibilidade nova, um olhar novo sobre um futuro que me faz cada dia mais otimista. O último palestrante foi o Jacques Barcia, que apresentou o conceito de Colonizarmos o Futuro, lutando pelos ideais que acreditamos. O futuro não pode nos ser entregue, ele deve ser conquistado e desbravado. Eu gostei tanto do conceito que resolvi fazer uma série de podcasts contando as histórias destas novos Colonizadores que eu conheci.

jacques2

Pra começar, não poderia escolher alguém melhor que o próprio Jacques um Futurista, de carteirinha e tudo, membro do Association of Professional Futurists, com mestrando em Design, onde estuda ligação do Futurismo e da Ficção Científica como ferramentas de design, consultor de tendências no Porto Digital de Recife e professor no CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.

Um cara marcado pelo “What if” o “e se” na visão sobre as coisas. Nosso papo durou mais de uma hora, mas mesmo assim deixou aquele gostinho que quero mais. Falamos sobre visões diferentes de se encarar o futuro e o futuro do trabalho. Tenho certeza que vocês também vão curtir o papo! Abaixo destaco alguns dos insights do Jacques, seus contatos e o link para algumas das referências que ele fez para quem quiser se aprofundar.

Sacadas do Jacques:

  • “Como consultor de tendências, eu não olho para tendências, por quê elas são o passado, baseadas numa série histórica. Tendência é um tipo de fenômeno cultural que pode apontar algo para até 5 anos. Eu busco sinais fracos.”
  • “Colonizar o futuro é lutar contra os futuros que lhe foram entregues, ou futuros que foram usados.”

Contatos do Jacques Barcia:

  • jacques.barcia@portodigital.org
  • Dream Machines Futures Studio – jacques@dreammachinefuturing.com

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *