Episódio #036 – Organizações Exponenciais – Parte 2

episodio-035-2

iTunes: Movimento Pró-Futuro

Nesta segunda etapa do Podcast sobre o livro Organizações Exponenciais do Salim Ismael eu entro afundo nas habilidades internas que empresas precisam desenvolver para fazer com todo o potencial das habilidades externas floresçam. O Salim coloca de forma muito clara como as empresas precisam ser ágeis, fluidas, com baixíssima ou nenhuma hierarquia para conseguirem competir nesta nova era.

As habilidades são:

  • Interface – Como a empresa se comunica com clientes, parceiros e ecosistema para aprender rápido, ganhar escala e dinamismo.
  • Dashboards – Ferramentas de Monitoramento do Desempenho
  • Experimentação – O tanto que a sua organização está aberta para o erro e aprendizado
  • Autonomia – As equipes possuem autonomia de verdade para tomada de decisão ou apenas de juntam e depois pedem benção?
  • Social – Quais tecnologias estão propiciando a conexão entre as pessoas do ambiente de trabalho e comunidades externas?

Quando pensamos em Interfaces, precisamos pensar em facilidade para todos os canais que interagem com a empresa. Por exemplo, como a Uber faz para interagir com milhares de clientes e motoristas sem ter um canal gigante de call-center por exemplo? Outro exemplo é a plataforma de eventos que se tornou a TEDx. Quem quiser realizar um evento e chamar ele de TED pode fazer, desde que siga as regras e pague as condições necessárias.

Falar de Dashboards pra mim é uma alegria é o que gosto de fazer além do Movimento Pró-Futuro. Minha empresa de consultoria é nesta área e venho desenvolvendo expertise por mais de 10 anos. A principal dica aqui é ter uma estratégia para só depois realmente pensar em quais informações serão necessárias. Já cansei de ver empresas que não possuem rumo claro quererem implementar soluções de inteligência. Simplesmente não dá certo. A segunda dica é ter uma metodologia e atualmente a mais interessante é sem dúvida a OKR, Objective and Key Results. Já fiz um podcast sobre o assunto, então seguem os links que prometi no Podcast.

Podcast #007 – OKR

 http://www.theokrguide.com/

https://www.betterworks.com/

Co Blue

Experimentação é fundamental atualmente, poder errar, aprender e corrigir a rota todo dia é fundamental. Os clientes estão mais exigentes, a concorrência melhor e mais eficiente, então se torna impossível não arriscar. Literalmente, quem não arrisca não petisca. Existem formas de se fazer isso e nos links abaixo você pode ter algumas ferramentas interessantes para começar agora o processo de inovação.

https://hbr.org/2014/12/the-discipline-of-business-experimentation

http://www.businessinnovationfactory.com

http://businessinnovationbydesign.com/

valve4Autonomia é um tema super polêmico, especialmente no Brasil que é super paternalistas. Aqui, os chefes gostam de dizer que o funcionário tem autonomia, mas isso só é verdade mesmo, quando as coisas dão certo. Quando dão errado, não existe autonomia, existe rebeldia que precisa ser controlada. Como consultor já vi ocorrer diversas vezes e é complicado para as pessoas dentro da cultura que temos perceberem que o erro faz parte do processo de evolução de todos. Nesta linha, valorizo muito o exemplo da Valve, empresa de desenvolvimento de jogos americana. Todos os seus processos são baseados em não ter chefe, pra absolutamente nada. Quando você começa a trabalhar na Valve, você recebe um manual sobre como saber o fazer quando não existe um chefe pra lhe dizer. Vão aqui algumas das imagens icônicas desta manual que todas as empresas deveriam entender, estudar e implementar.

valvevalve3 valve2

.

http://www.valvesoftware.com/company/Valve_Handbook_LowRes.pdf

Por fim, a parte Social para gestão mudou radicalmente. Atualmente as empresas não podem reclamar de que não existe ferramentas para se fazer uma boa comunicação, o que existe é preguiça de utilizar e benefícios da falta de comunicação. Vejo que muita gente fala sobre a zona de conforto, eu já acredito que muita gente gosta do conforto da zona. Dentro do conforto da zona a desculpa para tudo já está dada, você não precisa se organizar, fazer um bom trabalho ou ter compromisso, tudo está uma zona mesmo. As ferramentas de comunicação deixam tudo muito mais claro e principalmente evidente, afinal, contra fatos não existem argumentos. Recomendo as seguintes ferramentas:

  • Trello;
  • Asana;
  • Slack;
  • Whatsapp e;
  • Mindnode (mapa mental).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *