Episódio #035 – Organizações Exponenciais – Parte 1

episodio-035-1

 

iTunes: Movimento Pró-Futuro

Eu gosto de pensar que o grande benefício de ser livros é que você pode ver o mundo com os olhos de outra pessoa. No caso do livro Organizações Exponenciais do Salim Ismael, não só você enxerga o mundo com os olhos dele, mas você também passa a ver o mundo com outros olhos. Para um administrador como eu, ter acesso a um livro que quebra com todos os paradigmas que aprendi na faculdade,  que revoluciona a forma de pensar, organizar e gerir uma empresa como ele provoca é simplesmente fantástico. As organizações do futuro, aquela que realmente irão mudar o mundo serão exponenciais e é sobre isso que falarei e escreverei nestes próximos episódios do podcast do Movimento Pró-Futuro. Os ensinamentos deste livro estão intimamente ligados à todas as tecnologias e inovações que já falei nos episódios passados. Entender as organizações do futuro te prepara para ser um profissional do futuro.

businessstartup-520x237

Neste primeiro episódio do podcast sobre o livro vou narrar os primeiros conceitos de uma organização exponencial. Apesar de gostar de resumos, este é um livro que eu recomendo que seja lido, na integra, com tempo, fazendo anotações e pesquisas. É a forma com que eu li o livro, tenho um caderno de anotações só pra ele e milhares de links de empresas e outros livros que preciso ler. Bom, vamos lá!

A organização exponencial atropela todos os conceitos que formaram as organizações do passado e usufrui de todas as inovações que a tecnologia moderna proporciona. Seu primeiro fundamento é o MTP – Massive Tran sformative Purpose, em português, Propósito Transformador Massivo. As empresas do futuro, precisam
ter um propósito transformador gigantesco. Não basta ser o melhor do seu bairro, da sua cidade, estado ou país, você precisa mudar o mundo, desde oinício. Isso é importante por vários motivos, primeiro, dá uma sensação de realização muito maior para todo mundo que estiver com você nesta missão, secundo, coloca os problemas pequenos em perspectiva e terceiro, você cria uma legião de pessoas que querem se conectar com o seu propósito.

salim_ismail

Ter um propósito é uma característica muito importante para a nova geração, conhecida como “millenials” e uma questão que nem precisa ser discutida com a nova geração que entrará no mercado de trabalho daqui há 2 anos, a Geração Z ou Pós-Digital. Ter propósito é muito mais importante do que dinheiro, fama ou qualquer outro motivador. Este propósito está muito ligado a outro livro fantástico do Simon Sinek, chamado Start With Why ou Começe com o Por quê. É importante ter claro este conceito, todo o resto da empresa emerge disto. No livro do Simon ele explica que é este o principal elemento do sucesso da Apple.

Além do MTP, o Salim destaca 5 características fundamentais para uma organização exponencial em sua atuação com o mundo exterior a organização, são elas:

  1.  Equipe Sob Demanda
  2. Comunidade & Multidão
  3. Algoritmos
  4. Ativos Alavancados
  5. Engajamento

Pra conhecer melhor estas cinco características, eu convido você a ouvir o podcast e a ler o livro. Ele é sem dúvida um daqueles livros obrigatórios para qualquer um que queira empreender e ter sucesso de agora em diante. Os modelos antigos morreram!

Links importantes:

Quem tiver dúvidas ou queira discutir este tema em maior profundidade, pode me mandar um e-mail: marcelo@movimentoprofuturo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *