Episódio #034 – Energia Solar é melhor que o Tesouro Nacional

Episódio # 34 (1)

iTunes: Movimento Pró-Futuro

O Projeto Movimento Pró-Futuro sempre me deixa conectado com várias iniciativas interessantes. Toda semana eu estudo sobre novas tecnologias e projetos interessantes ou tenho o privilégio de conhecer gente fantástica e seus projetos que prometem mudar o mundo.

Nesta semana não foi diferente, conversei um tempão com o Eduardo Moreira, um empreendedor que está desenvolvendo sua Startup, a LuzLeve, no mercado de energia solar. Ele e eu temos uma visão de que esta não é apenas uma tecnologia que faz sentido explorar comercialmente, ela é uma revolução que faz sentido perseguir por que está conectada com um sentido maior para a vida.

O Eduardo explica com muita facilidade como o investimento em energia solar pode ser um investimento melhor até que o Tesouro Nacional. É incrível pensar desta forma por que muitas pessoas sequer procuram saber por achar que é algo complexo ou que não trará retorno. No podcast discutimos a legislação brasileira e europeia e os benefícios do modelo alemão, sobre como a legislação brasileira já permite muitos benefícios e qual é a melhor forma de explorar isso. Além disso, falamos bastante sobre uma visão de futuro onde a energia será de graça e abundante, em linhacom todo o pensamento do Peter Diamandis em seu livro Abundância.

energia-solar3

Conheça abaixo o perfil do Eduardo e sua empresa:

Nome: Eduardo Moreira

O que faz: Geração de energia solar fotovoltaica para empresas e residências.

Que problema resolve: Com a escalada nos custos de energia elétrica em todo o Brasil – superior a 50% em 2015 – a instalação de sistemas de geração de energia elétrica por meio da luz solar se faz extremamente atraente. Esta solução é capaz de reduzir drasticamente as despesas de empresas e residências, além de blindá-las contra os sucessivos aumentos de tarifa.

O que torna a empresa especial: Além de sermos baseados em Brasília, projetamos sistemas de geração sob medida que unem as estratégias de investimento e crescimento das empresas às suas necessidades de redução de custos. Para estas, assim como para residências, possibilitamos redução superior a 90% nos custos com energia e retorno do investimento em torno de 5 anos.

Sócios / Perfil dos fundadores: Eduardo Taitson Moreira, graduado em Computação pela UnB e executivo egresso de multinacional do setor de semicondutores.

De onde veio a ideia: O objetivo era fundar uma empresa que não apenas agregasse grande valor a seus clientes mas que também trouxesse o prazer de favorecer à sociedade como um todo. Após extensa pesquisa, concluímos que a energia solar fotovoltaica unia estas características a um potencial de crescimento sem igual.

Estágio atual: Recém-fundada, prospectando clientes e estudando investidores.

Mercado e concorrentes: O mercado é amplo e engloba residências e empresas brasileiras, especialmente aquelas com elevado perfil de consumo energético. Quanto à concorrência, poucas pessoas são capazes de citar uma empresa brasileira de energia solar fotovoltaica, o que demonstra a inexistência de players individuais com elevado market share. Há empresas maduras em alguns estados, porém o mercado ainda é carente, de forma que neste momento as empresas são parceiras no trabalho de evangelizar os benefícios desta fonte energética.

Maiores desafios: Esclarecer os clientes potenciais sobre a rapidez do retorno sobre o investimento, a valorização do imóvel/empresa e impacto ambiental da solução.

Visão de futuro: Uma matriz energética brasileira 100% limpa, formada por um grid inteligente de geração distribuída em cada residência e empresa.

Onde encontrar: Vide contatos.

Site: www.luzleve.com.br (em desenvolvimento).

Contato: Eduardo Moreira

                   61 9 9977-7219

                   eduardo.moreira@luzleve.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *