Episódio #031 – A Educação do Futuro

Episódio #031 A Educação do Futuro (5)

iTunes: Movimento Pró-Futuro

A educação está mudando radicalmente. Só de pensar na forma como eu consumia conteúdo na época que eu estava na escola para como é hoje já é possível ver mudanças muito fortes. Na minha época a novidade era a internet. Lembro de fazer redaçõese projetos sobre o assunto e de usar o antigo Netscape Navigator e o Altavista para navegar nos poucos sites que existiam na época. Hoje navegar na internet não é mais novidade, pensar que os nossos filhos terão acesso a qualquer informação na palma da sua mão, por meio de um smartphone ou tablet, já não é mais pensar no futuro. A educação mudará e neste episódio do podcast do Movimento Pró-Futuro falo sobre algumas das tendências que mais me chamaram a atenção.

Holodome_spot-500x500

Um fenômeno que considero bem importante é o da sala de aula invertida, ou em inglês, “flipped classroom”. O conceito é simples, se antigamente tínhamos aula na escola e depois em casa desenvolvíamos projetos, neste modelo tudo fica invertido. O aluno aprende em casa e na sala de aula tira dúvidas e coloca o conhecimento em prática. Eu acho esse modelo super interessante por alguns motivos, primeiro, acho impossível um professor conseguir competir com o conteúdo que existe na internet sobre qualquer assunto. Outro motivo, cada aluno tem um ritmo e um interesse. Quem gostar mais de um assunto poderá se aprofundar mais e não é papel do professor limitar a profundidade do conhecimento. Segue o link para uma matéria do G1 sobre o assunto:

http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/post/sala-de-aula-invertida-educacao-do-futuro.html

O Infográfico abaixo apresenta um mapa da provávelevolução da tecnologia da educação. Vale a pena analisaras principais tendências, tais como, o crescimento de ambientes virtuais, a desintermediação do ensino e a computação tangível.

http://envisioning.io/education/

Image

Dos processo em andamento, a Gamificação da aprendizagem é pra mim uma das principais mudanças. Jogos marcaram a minha vida, eu decidi ser administrador e especializado em Business Intelligence por conta de jogos. Confesso que aprendi mais sobre história jogando Civilization com o meu primo do que na sala de aula. O processo de gamificação não apenas gera competição, ele é capaz de gerar interesse genuíno e esta é uma tendência que não irá apenas afetar a educação, ela afetará vários aspectos da nossa vida no futuro.

A Forbes lançou uma lista de inovações no mundo da Tecnologia da Educação que você precisa conhecer. Eu destaco aqui seis delas:

  1. Udemy: Um “marketplace” onde você pode construir suas próprias aulas sobre qualquer tema e vendê-lo na internet.
  2. DonorsChoose: Um “Crowdfunding” especializado em projetos voltados para educação publica dos Estados Unidos. Penso que seria uma excelente ideia para o Brasil ter algo assim.
  3. Cousera: Pra mim o maior exemplo de MOOC – Massive Open Online Course, Cursos On-line Abertos e Massivos. Plataformas como o Coursera possuem parcerias com as maiores faculdades do mundo para divulgar seus cursos gratuitos on-line.
  4. Kramer: Uma plataforma que conecta via Wifi qualquer forma de interação digital.
  5. ExecOnline: Cursos online específicos para o público de negócios.
  6. Blinklearning: Plataforma onde professores podem montar os próprio livros textos digitais com base em conteúdo da internet atual e conteúdo já elaborado pelas grandes editoras.

16_U21_1_3_1

A Edtech tecnologia para educação promete crescer muito nos próximos anos. Existe um concurso acontecendo neste momento sobre o assunto e projetos do mundo inteiro podem participar. Basta entrar no site do Global Edtech Awards. Existe prêmio de $30,000 (Trinta mil Dólares) para o ganhador, além do acesso a investidores em Israel, Nova York, Londres, Barcelona e Bogotá.

Em Brasília chegou recentemente a escola Super Geeks que ensina programação para crianças por meio de jogos.

Ser autodidata é uma das principais necessidades de um profissional do futuro. Ser capaz de aprender e reaprender continuamente. A educação do futuro ou o futuro da educação mostra como a tecnologia está promovendo exatamente isso, plataformas que facilitem o acesso à informação cabe a nós fazer com que tudo isso faça sentido em nossas vidas.

Links do Podcast:

http://littlebits.cc/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *