Episódio #029 – Visões sobre o Futuro – Microsoft

O ROBÔ

 

iTunes: Movimento Pró-Futuro

visão

Uma habilidade fundamental para o profissional do futuro é monitorar as tendências das inovações tecnológicas. As inovações apontam os caminhos que a humanidade irá trilhar, basta olhar para o passado para perceber que as novidades de ontem, são o normal de hoje. Portanto, se você quer entender o amanhã, entenda o que está acontecendo agora e tente prever como estas mudanças podem te impactar. Esta habilidade lhe dará visões sobre o futuro e você estará melhor preparado para quando elas chegarem.

Neste podcast eu detalho as visões sobre o futuro que a Microsoft faz por meio do seu projeto “Productivity Future Visions“. Analisando a empresa fica muito interessante ver um projeto como este por que ele mostra a visão que ela tem sobre o futuro e tudo que eles estão realizando hoje para chegar naquele futuro idealizado. Uma visão clara sobre os caminhos que devem ser seguidos dão um novo senso de propósito para quem trabalha na organização. Dar senso de propósito é um dos principais desafios para as empresas do futuro. As novas gerações estão muito mais interessadas em propósito do que em remuneração.

Acredito que o futuro do trabalho está intimamente ligado ao propósito de cada um. As empresas do futuro serão aquelas que tenham um propósito claro e que permitam que as pessoas persigam seus propósitos dentro dela.

Nas previsões que a Microsoft faz, eles detalham 4 grandes pilares da inovação tecnológica:

  1. A colaboração – teremos um futuro onde a tecnologia facilitará cada vez mais a colaboração entre as pessoas. Já vemos isso hoje com tecnologias como o Whatsapp, Slack e várias ferramentas para gestão de espaços de trabalho.
  2. Inteligência – Trabalharemos cada vez mais com informações, mas não da forma que existe hoje. A informação será cada vez mais integrada para as nossas necessidades imediatas e principalmente, ela será relevante, por que teremos mais poder de curadoria sobre a informação que chega até nós.
  3. Natural – O futuro permitirá a interação com a tecnologia de forma mais natural. Hoje ainda precisamos de coisas, tais como um notebook, uma tela de computador, um smartphone ou um tablet para interagir com a tecnologia. Amanhã faremos isso com praticamente qualquer coisa. Será simples projetar uma tela na parede com tecnologias de realidade misturada como o HoloLens da Microsoft ou com o Magic Leap. Além disso, as telas estarão em todos os lugares e será muito simples “migrar” de uma para a outra e todo o seu trabalho simples ir atrás de você.
  4. Mobilidade – este é um conceito chave para o futuro. A mobilidade da informação mudou radicalmente com o smartphone e tablets, mas isso mudará rapidamente quando o acesso à informação se espalhar para diversas “telas”. Num futuro bem próximo, teremos telas gigantes, reais ou não, onde iremos trabalhar de forma colaborativa. Esta mobilidade do trabalho e das interações mudará a lógica do espaço de trabalho, dos escritórios e consequentemente na forma como organizamos a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *