Jelly uma nova mentalidade para busca na internet

A Google já está por aí há muito tempo, pelo menos, em termos de tecnologia, já é uma empresa “velha”. Lembro dos tempos da internet antes dela, nos tempos do Altavista e Netscape Navigator, quando a internet era uma grande promessa e ninguém sabia ao certo o que se tornaria. Agora, vamos conhecer a Jelly, uma promessa que promete mudar tudo novamente!

Netscape Logo

O poder de busca da Google modificou radicalmente a nossa forma de “surfar” a net, tudo ficou muito mais fácil e acessível, para qualquer pessoa, ou seja, a Google democratizou o acesso ao conteúdo que pode ser gerado pela internet para todo mundo. Hoje é fácil encontrar qualquer site e informação que você precisar. A Google em segundos te trás milhares de resultados para qualquer busca que você fizer.

Agora estamos começando a ver uma nova revolução neste cenário. O Biz Stone, co-fundador do Twitter, está desenvolvendo um novo buscador chamado Jelly. A mudança fundamental que a Jelly introduz é baseada na premissa de que você não faz buscas procurando sites na internet, como a Google faz, você faz buscas procurando respostas. Portanto, todo o funcionamento da Jelly é baseado em perguntas e respostas (Q&A). Você joga uma pergunta e a comunidade do mundo inteiro pode responder. Neste primeiro momento, o sistema jogará as perguntas para as pessoas responderem, com o tempo, sistemas baseados em inteligência artificial farão o trabalho.

O projeto começou como uma rede social, mas eles logo perceberam que quando você coloca as suas perguntas para uma rede, como o facebook, você acaba ficando tímido e não pergunta tudo que realmente gostaria. Agora, como uma ferramenta de busca, eles acreditam que encontraram o nicho perfeito. Todas as perguntas são anônimas, então você pode perguntar o que quiser. O algoritmo por trás da Jelly encontra pessoas que tenham expertise naquilo que você está buscando e lança a pergunta para que elas respondam. Estas respostas vão gerando credibilidade e confiança, já que elas podem ser recomendadas para outros usuários que também fizerem a mesma pergunta.

De acordo com o Stone, as pessoas estão bem empolgadas com a plataforma. Cada pergunta recebe em média 30 respostas. Atualmente, fazer uma busca é fácil, mas achar as respostas dentro de tantas opções que a Google te mostra é super complicado e leva bastante tempo. Com a Jelly, o foco está em te dar a melhor resposta de primeira, fazendo com que o seu tempo seja melhor aproveitado.

Ferramentas como esta prometem revolucionar a nossa forma de navegar na internet novamente. Se a Jelly decolar, tenho certeza que trará novas possibilidades de interação e, principalmente, grandes avanços para sistemas de inteligência artificial, afinal de contas eles terão as respostas para as nossas perguntas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *