Realidade Virtual no seu Ouvido

Atualmente é muito comum ver notícias sobre realidade virtual e realidade aumentada. Recentemente entrevistei uma empresa de Brasília que desenvolve games empresariais utilizando realidade aumentada, ela se chama Axiés, segue o link. Estas tecnologias estão intimamente ligadas a nossa visão, afinal, quando falamos em realidade pensamos logo naquilo que vemos. Confesso que até o momento eu não tinha visto aplicações diferentes disso até descobrir os fones de ouvido da Here.

Here Ear Buds

Estes fones prometem revolucionar a nossa forma de escutar mundo. Mudando consequentemente a nossa percepção da realidade.

Eles funcionam como fones de ouvido normais, só que com uma diferença fundamental, você pode controlar tudo o que entra no seu canal auditivo. Você pode alterar todos os sons que chegam até você, portanto, pode literalmente “equalizar” o mundo. Existem funções de filtro padrão, tais como “silêncio” que te isola do mundo ou “trânsito” que bloqueia os ruídos das ruas que estão chegando. Como o fone te permite controlar o que entra, você controla tudo: o volume, o tom, você pode até remixar a realidade usando o app que controla os fones. Você também pode focar em determinados sons, aumentando os agudos, graves ou amplificar o que está ouvindo. Um repórter declarou que conseguia ouvir os funcionários de uma obra ao lado de sua casa e classificou a experiência como uma super audição do homem-aranha.

spidey_sense__final_image__by_retrodevil-d93aegv

Este tipo de tecnologia me chama a atenção por que é o tipo de ferramenta que eu gostaria de ter para aumentar a minha concentração no trabalho. Inúmeras vezes utilizo fones de ouvido com o volume mais alto apenas para não ouvir os barulhos do que estão acontecendo perto de mim. Poder utilizar um fone que me deixa regular o que entra no meu ouvido é uma inovação mega interessante e com certeza muda o jogo no mercado de wearables ou aquilo que podemos vestir. Além disso, é importante ficar ligado neste tipo de inovação, ela pode mudar o comportamento das pessoas se realmente virar algo da moda.

Quem ainda não viu, precisa assistir o filme Her, nele o ator possui um fone parecido, que funciona com inteligência artificial. O personagem interage com a inteligência falando com ela sobre tarefas do trabalho, leitura de e-mails e outras ações que em breve serão uma realidade para gente. O filme evolui explorando a relação do personagem com esta inteligência artificial e é bem interessante.

Her

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *