Como escrever te tornará uma pessoa melhor!

Como escrever te torna uma pessoa melhor.

Na época da escola e depois na faculdade tínhamos que escrever o tempo todo. Eram redações, resenhas, resumos, trabalhos, deveres de casa, enfim, um verdadeiro caminhão de tarefas que estimulava a nossa produção de conteúdo quase que diariamente. Aí chega a vida “adulta” e praticamente paramos de escrever. Atualmente mandamos bastantes mensagens, e-mails, mas nada muito complexo, talvez com um limite de 140 caracteres aqui e ali.

Precisamos mudar isso! Não podemos perder essa capacidade incrível de gerar conteúdo, nem que seja pra nós mesmos. Quando escrevemos, damos oportunidade para que o nosso cérebro organize nossas ideias, para que ele “pare para pensar” naquilo que está rondando nossa cabeça e ainda não conseguimos tornar paupável. Já parou para pensar nisso? Nossas cabeças são cheias de pensamentos, muitos acontecendo simultaneamente. Recebemos estímulos de todas as partes buscando nossa atenção. São nossos celulares, televisão, rádio, outdoor, propaganda… enfim, um verdadeiro turbilhão de informações, ideias e conceitos e raramente paramos para pensar efetivamente em tudo isso e em como organizar todas essas informações. É aí que a escrita entra.

O exercício de escrever te provoca a pensar, estruturar uma ideia, dar coerência a ela, molda-la, adapta-la e evoluir. Outro fator importante é que a escrita faz você pensar nas outras pessoas, em quem irá ler. Ou seja, será que outra pessoa vai te entender, compreender, comprar a sua ideia? Esta análise ajudará ainda mais a dar clareza ao seu pensamento.

image

Segue abaixo uma lista de 5 motivos para você retomar esse hábito:

  1. Você se tornará uma pessoa mais interessante. Criando o hábito de escrever suas ideias e dando exposição para elas, fará com que você seja percebido como uma pessoa mais interessante, capaz de se expressar com mais eloquência.
  2. Vai ajudar na sua organização. Não tínhamos que nos organizar para fazer todas as tarefas da escola e da faculdade? No fundo é a mesma coisa, só que agora você vai escrever sobre coisas que realmente te interessam e não sobre a Revolução de Canudos ou Tiradentes. Ter um tempo reservado para escrever se tornará um prazer e você vai querer fazer isso com frequência, logo, perceberá que se organizar pra isso é necessário.
  3. Escrever vai se tornar cada vez mais fácil. Muita gente fica com bloqueio de escrever, acha que não vai saber fazer. Acredite em mim, quando você começa a fazer isso todos os dias, isso passa, e passa rápido. Eu mesmo sou viciado em escrever minhas ideias, considero que, se não escrevi, não está valendo. É um jogo que faço comigo mesmo e funciona. Muitas das minhas ideias, depois que coloco no papel, ficam ridículas, mas muitas outras são geniais e consigo dar sequência a elas!
  4. Seu vocabulário e eloquência vão melhorar muito. Quando você escreve você automaticamente passa a ler muito mais. Os assuntos passam a te interessar mais, pois você sabe que irá escrever sobre isso depois. Dessa forma, você vai pegando uma palavra aqui, outra ali, vai construindo raciocínios mais complexos e em pouco tempo você se perceberá até falando diferente, com mais desenvoltura.
  5. Talvez você queira até mudar de vida. Escrever sobre o que gosta faz com que você passe a pesquisar mais sobre aquele assunto. Quando você pesquisa mais sobre algo é inevitável você começar a perceber oportunidades e formas de atuar. Quem sabe você descobre um talento, uma vocação, um negócio, simplesmente por que resolveu escrever sobre algo.

Por isso, minha dica é: escreva! Nem que seja só para você, nem que sejam apenas ideias aparentemente “soltas” que surgem na sua cabeça. Faça isso sempre, tenha um caderno, um aplicativo no celular, enfim, o que funcionar melhor para você. Tenho certeza que transformará de forma efetiva a sua vida!

O mercado de trabalho está evoluindo e uma das suas principais características é que todos precisarão ser reconhecidos pela sua capacidade de gerar novos conhecimentos, novos conteúdos. Escrever é o primeiro passo para isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *