Números: Nossa conexão com a realidade

analytics-data-ss-19201-800x450Ano passado eu assisti um TED Talk que mudou a visão sobre o mundo. O Yuval Noah Harari, colocou um conceito muito simples e que explodiu a minha cabeça. Ele disse que o ser humano tem sucesso como espécie por que, diferente do macaco/gorila, ele é capaz de viver em dois mundos simultaneamente, no mundo das ideias e no da realidade. Nossa capacidade de transformar o mundo com base nas nossas ideias e fazer com que estas ideias sejam compreendidas por outros humanos faz com que a civilização seja possível.

Pode parecer loucura o que vou dizer, mas pare para pensar… tudo que existe a nossa volta não existiria se alguém não tivesse uma ideia. Conceitos complexos como países, religião, até mesmo direitos humanos, são ideias. Os países não são divididos fisicamente… as guerras estão ai para provar isso. Aliás, matamos e morremos para defender ideias

E qual o papel da informação, dos números, nesse processo? O número entra nesta história por que ele é a ponte que nos conecta com a realidade. Por exemplo, sabemos que as nossas empresas estão indo bem por que temos lucro. Lucro é uma medida, não é um sentimento ou um ideia. As pessoas podem até ter ideias diferentes sobre o lucro, mas ele não deixa de existir e ser uma medida objetiva do sucesso ou fracasso da organização.

Nosso estágio tecnológico permite que quase tudo seja quantificável. O zum-zum-zum por trás do Big Data e da Internet da Coisas (IoT) é exatamente por este motivo. Se for possível medir e quantificar as coisas, então será possível responder se elas realmente fazem sentido.

Querem viajar um pouco comigo? Todo o nosso processo científico é baseado no processo de descoberta por meio do teste de hipóteses. Os pesquisadores e curiosos elaboram uma hipótese para explicar um fenômeno da natureza ou do comportamento humano. A ciência, cria experimentos para tentar comprovar ou refutar aquela hipótese. Ambos os resultados são benéficos do ponto de vista científico. Com o Big Data este processo de descoberta muda radicalmente! Podemos partir diretamente para a observação dos fenômenos e descobrir correlações entre fatos ao invés de explorar hipóteses. Quando testamos hipóteses estamos tentando descobrir relações de causa e efeito e correlações. Quando partimos diretamente para as correlações o processo de criar hipóteses perde o sentido.

Números são a ponte entre a realidade e o mundo das ideias. Profissionais do futuro compreendem esta relação e exploraram a tecnologia atual para ter cada vez mais números e usá-los para transformar a forma como as ideas são medidas, avaliadas e evoluídas.

Se cadastre agora!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente mais informações sobre o Pró-Futuro!>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *